sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Benefícios de uma alimentação integral

Alimento integral é aquele que não teve sua estrutura modificada no processo de industrialização e manteve as vitaminas, minerais e fibras. Em um ratamento para emagrecer não podemos de jeito nenhum esquecer de colocar esses alimentos na nossa lista de preferências alimentares. Vamos entender o por quê disso.

Você já consumiu arroz integral? Se você já experimentou aposto que percebeu certa diferença na saciedade. Quando comemos um alimento rico em fibra sentimos que esse alimento “mata a fome” por mais tempo. Não é tão fácil para o nosso organismo digerir as fibras, o que é muito bom e nos ajuda a demorar mais para sentir fome.

Os alimentos integrais são excelentes também para acelerar o nosso metabolismo Com isso o corpo gasta mais energia ajudando no emagrecimento.

Nós temos diversas opções de alimentos integrais nos supermercados como pães, massas, cereais, aveia, granola, farinha, biscoitos, cookies, etc. São deliciosos, mas devem ser consumidos na quantidade adequada. Não podemos esquecer que esses alimentos são carboidratos, que em excesso viram gordura no nosso corpo. As pessoas costumam confundir isso. Nós devemos consumir a mesma quantidade de um pão branco e de um pão integral. As calorias são parecidas, mas o alimento integral irá ajudar pela quantidade de fibra e não porque são menos calóricos. Pelo contrário, muitas vezes o alimento integral são um pouco mais calóricos, mas melhores para a saúde.


Receitas

Pão Integral Caseiro

Ingredientes:
- 400 ml de água morna
- 25 g de fermento fresco para pão
- 100 ml de óleo
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 xícara (chá) de aveia
- 1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo
- 1 xícara (café) de semente de linhaça
- 2 copos (requeijão) de farinha de trigo integral
- Farinha de trigo até dar o ponto

Modo de Preparo:
1. Em uma vasilha misture o fermento com o
açúcar
2. Acrescente os outros ingredientes
3. Em uma superfície lisa e enfarinhada sove
bem a massa
4. Deixe crescer até dobrar de volume
5. Modele os pães e coloque em forma de bolo
inglês forrada com papel manteiga
6. Deixe crescer novamente
7. Leve ao forno

Nenhum comentário:

Postar um comentário